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Contratar uma agência de marketing ou investir em uma equipe interna?

Na hora de começar uma campanha de marketing digital, as empresas podem optar por contratar agência quanto investir em uma equipe interna têm seus prós e contras. A pesquisa Panorama das Agências Digitais, realizada pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais, revelou que mais de 92% dos respondentes prestava serviços de marketing digital.

Isso significa que há uma grande quantidade de empresas que oferecem ações cada vez mais procuradas por negócios de diferentes setores. Ainda assim, há quem prefira contar com uma equipe interna, que se dedique totalmente às demandas internas da empresa.

Com isso, muitos empreendedores se perguntam se é melhor contratar uma agência de marketing ou investir em uma equipe interna. Para essa dúvida, não há uma resposta definitiva levando em conta que cada situação é diferente da outra e a melhor opção vai variar de acordo com vários fatores.

Contratar uma agência de marketing digital ou investir em uma equipe interna: o que considerar?

Links patrocinados, marketing de conteúdo, redes sociais, inbound marketing e muito mais. Há diversas opções disponíveis para quem quer se promover pela internet, e empreendedores que não conhecem o meio podem ter dificuldade em saber por onde começar. Assim, para aqueles que preferem contar com uma equipe interna, antes de tudo, é preciso saber se a empresa reúne condições para contratar um bom time, ou se é melhor delegar a estratégia.

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Nessa hora, há quem pense em contratar um único funcionário para cuidar de tudo. Entretanto, cada canal envolve uma rotina distinta, e requer conhecimentos particulares. Por exemplo: enquanto os links patrocinados exigem conhecimento de medidas para tornar a campanha o mais rentável possível, como escolher as palavras-chave e as correspondências mais adequadas, o marketing de conteúdo exige fortes habilidades textuais. Salvas poucas exceções de profissionais que tem capacidade de atuar em estratégias diferentes, o ideal é contar com um mix de profissionais cujas aptidões se complementem, o que melhora a qualidade das entregas e impulsiona os resultados.

Por último, mas não menos importante, é preciso levar em conta quais são os recursos que a empresa poderá investir. Quantos funcionários poderiam ser contratados? Eles teriam tempo e recursos suficientes para administrar contas nas redes sociais? Criar campanhas no Google AdWords? Escrever posts para blogs? Mensurar resultados e encontrar oportunidades de melhora? Não são apenas salários que entram na conta: é preciso considerar os custos de contratação, treinamento e atualização, já que o marketing digital se renova constantemente.

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