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A importância do conteúdo estrutural para o SEO orgânico do site

Para fazer um bom SEO orgânico do site não basta apenas a estrutura bacana da linguagem e postagens aleatórias. Internamente, a organização estrutural de conteúdo precisa comunicar entre si, informando ao leitor e aos buscadores que o conteúdo não é aleatório e que informações semelhantes estão disponíveis.

Essa estrutura traz enormes benefícios. Além da credibilidade com o leitor, principalmente em relação dos produtos ou serviços vendidos, aumenta significativamente o rank do site e respectivamente a sua autoridade nos buscadores.

O que é conteúdo estrutural?

É também chamados de pedra angular e conteúdo base.

Segundo o Yoast, o conteúdo estrutural é o núcleo do site. Consiste nos mais relevantes artigos e conteúdo, as páginas ou postagens que você deseja dar destaques nos primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa. Os artigos de base são geralmente artigos informativos não muito longos nem muito curtos, mas que traz muitas informações em tópicos, combinando idéias de diferentes postagens no blog e cobrindo tudo o que é importante sobre um determinado tópico.

Esses conteúdos são responsáveis por refletirem seu negócio, a ideia central do que se pretende comunicar. Eles são bem escritos, objetivos e claros, estão sempre vinculando a outra ideia ou remetendo a ideia central, ou outra de determinado tópico. Seu foco é fornecer as melhores e mais completas informações sobre um tópico específico, afim de vender produtos ou serviços, ou mesmo uma idéia.

Ainda assim, eles devem refletir seus negócios ou comunicar sua missão perfeitamente, por isso devem estar sempre bem escritos e atualizados, pois eles são responsáveis por alavancar o rank do site, dar autoridade e gerar muitos becklinks além de links internos, pois a maioria das postagens terão links indicando para o conteúdo estrutural, enquanto os tópicos do conteúdo estrutural estará apontando para outras postagens equivalentes.

A importância dos conteúdos estruturais.

Os conteúdos estruturais são normalmente artigos bem escrito e sempre atualizados. Eles desempenham um papel fundamental em qualquer estratégia de SEO. Eles devem estar vinculados a palavras chaves fortes e tendentes mesmo que elas sejam mais competitivas, porém uma boa abordagem pode ajudar muito com essas poderosas palavras ou frases chaves.

Essa técnica vale muito para blogs que possuem muitos artigos em que os assuntos são bem semelhantes ou estão num mesmo tom significativo. Neste caso, é necessário informar aos buscadores quais deles são os mais importantes ou eles ficarão confusos diminuindo a chance de ter uma boa classificação nos resultados de pesquisas pelas dificuldades de escolher. Fornecer, por exemplo a estrutura de links internos correta entre suas postagens informa aos buscadores qual artigo é o mais importante. Logo, é necessário tomar cuidado para não criar links internos para qualquer conteúdo de qualquer outro conteúdo.

Definindo artigos estruturais

Os artigos estruturais precisam ser escolhidos com certo cuidado, é preciso considerar que eles não serão abundantes já que demanda maior tempo e uma boa pesquisa, a não ser que se tenha um corpo jornalístico técnico muito grande. Por outro lado, não podem ser abundantes para não causar confusão nos sites de buscas, prejudicando o ranquemento na classificação dos resultados.

Para definir o artigo estrutural, deve considerar entre 04 ou 06 páginas ou postagens em que seja fundamental para chamar atenção do leitor. São aqueles artigos que gostaria que o leitor lesse quando visitasse a página pela primeira vez ou salvasse nos favoritados para ler posteriormente com grandes possibilidades de compartilhamento e indicações. Esses artigos precisam atender todas as necessidades de ser o pilar do site, de refletir as idéias principais dos serviços ou produtos e estar vinculados a palavras chaves poderosas.

Esses artigos serão ligados a muitas postagens menores do blog e muitos links apontarão para eles. Se o seu site for enorme, você terá mais pilares do que se o site for pequeno. Você provavelmente escreverá sobre mais de um tópico, portanto, escolha um artigo fundamental de cada categoria.

O conteúdo estrutural deve estar em páginas de conteúdo ou numa pagina exclusiva, mas deve ser atualizado com frequência. Toda vez que atualizar o artigo é recomendável que comunique aos buscadores mesmo que seja de forma manual, e abuse cautelosamente das redes sociais.

Estrutura mínima de um artigo estrutural.

O artigo estrutural deve seguir minimamente a ideia a segui:

1 — Título do artigo (h1)

2 — Subtítulo do artigo (h2) (No mínimo 3 subtítulos)

       2.1 capitulo do artigo (h3) (No mínimo 02 capítulos)

                 a) Subcapítulo do artigo (h4) (no mínimo 02 subcapítulos)

Cada frase chave ou palavra-chave devem estar linkadas a outra postagem sintética. As imagens e gráficos devem estar otimizados com a tag “alt”. As citações devem estar marcadas e vinculadas a autoria original.

O conteúdo marcado como estrutural será avaliado com mais rigor do que os artigos genéricos, chamadas, postagens comuns, etc. em questões de SEO e legibilidade na análise do conteúdo, o que exige é que se tenha um conteúdo excelente, capaz de manter e prender a atenção do leitor, obtendo uma classificação alta.

A estrutura de linkagem de conteúdo.

Os conteúdos estruturais devem estar sempre a vista, disponíveis e atrativos, em espaço de amplo destaque para que o usuário se prontifica a clicar facilmente neles. Lembra-se que cada clique naturalmente orgânico, agrega valores importantes para a autoridade e respectivamente a relevância do site. Além disso, todas as outras postagens sobre tópicos semelhantes devem ser vinculadas ao artigo correspondente, de modo que sua importância seja clara na estrutura do site.

À medida que o seu site se desenvolve, você escreverá várias postagens no blog abordando esse tópico de outros ângulos, cada uma com um link para o seu artigo principal. Essa estrutura de vinculação interna aumentará a chance de seus artigos de conteúdo fundamental serem classificados nas pesquisas dos sites de buscas. Dessa forma, vários artigos menores (chamadas ou artigos genéricos) com assuntos de determinados tópicos do artigo, apontarão links para o artigo estrutural principal. Essa também é uma forma de enriquecer palavras de valoração estrutural do site.

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